alagado3

Seguro auto é obrigado a cobrir danos causados por fenômenos da natureza?

12 de abril de 2017

Você tem certeza que seu veículo está seguro na sua garagem ou nas ruas da cidade?

Quem já teve o carro danificado por conta de desastres naturais sabe que mesmo quando tudo parece sob controle – carro na garagem, câmera de segurança, estacionamento privativo – imprevistos ocorrem e podem trazer bastante transtorno!

Nas grandes cidades quando chove, por exemplo, as ruas ficam tomadas por água, inclusive garagens. Nesse caso é frequente vermos carros flutuando. Como os veículos não são feitos para “nadar”, quando passam por enchentes, costumam quebrar.

As tempestades que vêm atingindo o Piauí são uma prova desta situação. A consequência é o crescimento no número de sinistros de automóveis no Estado.

Chuvas fortes acarretam, também, queda de árvores, tempestade de granizo, inundação, desmoronamento de terra que podem afetar o veículo. Como não dá para confiar sempre na previsão do tempo e organizar os seus compromissos somente em dias ensolarados, é preciso estar prevenido.

Dúvidas Frequentes

carro alagado

Estas situações têm gerado muitas dúvidas nas pessoas que tiveram seus carros danificados:

Será que o seguro do meu carro vai responder pelos danos causados?

O que acontece se meu carro for atingido por uma árvore?

E se a enchente alagou o veículo?

Será que terei direito à indenização se meu automóvel sofreu amassados e arranhões por causa do granizo?

E se um muro desabou e caiu em cima do meu carro?

Seu seguro DEVE cobrir danos causados por desastres naturais

carro

A boa notícia é que o seguro auto possui cobertura contra desastres naturais, e isso inclui alagamentos, raios, quedas de árvores, entre outros.

Desde 2004, o órgão federal que fiscaliza as operações de seguro, a Susep, determinou que os planos básicos, os chamados compreensivos, que já incluíam ressarcimento em casos de incêndio e roubo, também cubram acidentes causados por catástrofes naturais, como alagamentos, ventos fortes, granizo e queda de algum objeto sobre o veículo.

Portanto, é preciso tomar cuidado porque coberturas piratas não têm garantia que vão segurar seu carro contra fenômenos naturais.

Quer ter certeza que seu veículo estará protegido? Simule grátis com a Acesso Seguros a cotação do seu seguro auto.

E quais fenômenos naturais estão incluso na cobertura compreensiva?

  • Ventos fortes
  • Enchentes
  • Chuva de Granizo
  • Queda de objetos no carro
  • Deslizamento de terra
  • Incêndio
  • Raios

Para acionar o seguro em caso de danos por desastres naturais, o segurado deve avisar a seguradora para agendar a vistoria de avaliação dos danos. Caso estes sejam parciais, a seguradora pagará o valor do conserto descontando a franquia da apólice. Se houver perda total, a indenização será integral, sem desconto da franquia, da mesma maneira que em colisões.

 

 


Comentários