abastecer

Saiba quais os riscos de andar com o carro na reserva!

4 de maio de 2017

acabou a bateria

Você é daqueles que se acostumou a ficar sempre com o tanque de gasolina na reserva? Saiba que este barato pode sair muito caro: o veículo que fica na pista sem gasolina pode ser multado, além de danificar vários equipamentos do motor.

O primeiro risco que você corre é o de ficar parado sem combustível, a chamada pane seca. Isso é passível de multa e muitos motoristas não sabem que o valor custa R$ 85,13 e é considerado infração média. Além pesar no bolso, o condutor ainda irá perder 4 pontos na carteira de habilitação.

Mas se você já achou esta notícia ruim, espere até saber o maior risco existente por trafegar com nível gasolina baixo. Rodar com pouco combustível diminui sensivelmente a vida útil da bomba de combustível.

acabou a gasolina

A bomba fica alojada dentro do tanque justamente para que o combustível refrigere o pequeno motor elétrico que está contido dentro dela. Por ficar dentro do próprio tanque, ela utiliza o líquido do combustível como meio de resfriamento. Com o tanque vazio, a bomba não tem líquido refrigerante suficiente para resfriar e pode sofrer de superaquecimento.

Como você pode perceber esse pequeno motor elétrico trabalha muito e aquece bastante, é por isso que a bomba precisa de pelo menos ¼ de combustível dentro do tanque para resfriá-la.

Dependendo do modelo do veículo, caso danifique, a bomba de combustível pode custar até R$ 700.

Quer ter certeza que não terá que assumir gastos imprevistos? Faça a cotação gratuita do seu seguro auto com a Acesso Seguros aqui.

Além do aquecimento, existem outros vilões dentro do tanque que se aproveitam do nível baixo para estragar sua bomba de combustível.

abastecer

Outro problema que pode ser causado por conta da pouca quantidade de combustível no tanque é a entrada de impurezas na bomba. A sujeira do combustível se deposita no fundo do tanque, por meio da decantação. Ao utilizar o combustível da parte final da guarnição, as sujeiras podem vir junto e serem enviadas para o motor, provocando falhas.

 

A recomendação é que se ande com o veículo com, no mínimo, 1/4 do tanque. Não se deve deixar chegar à reserva, mas, se acontecer, procure abastecer assim que a luz no painel acender.

Lembre-se: a reserva é uma situação de emergência que deve ser resolvida o mais rápido possível.


Comentários